Uma tarde, três exposições

Na tarde da passada quarta-feira, eu e a Lila, tivemos de ir a Aveiro tratar duns assuntos pessoais ... De caminho, aproveitámos e fomos ver três exposições ... 

UMA HISTÓRIA GLOBAL

Exposição comemorativa dos 100 anos da ALBA

Na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, está patente desde o passado dia 5 de junho e disponível até 31 de dezembro, a Exposição que assinala os 100 anos de uma Empresa que marcou muito o Concelho e até a região, pela dinâmica de emprego criada e pelos produtos que das diferentes fábricas saíram .... Desde utensílios domésticos, torneiras, candeeiros, tachos e panelas, pesos, etc, etc, até um automóvel, o ALBA, que pertence neste momento à coleção do Museu do Caramulo e que foi usado em corridas e cujo exemplar OT-10-54, esteve presente na inauguração da exposição e espera-se que venha a estar noutras ocasiões.

Aspeto do largo da Biblioteca, onde no dia 5 de junho, esteve exposto o OT-10-54

Fotografia do fundador da ALBA e alguns dos muitos produtos fabricados ao longo de quase um século
Um dos raros exemplares do motor concebido e construído na ALBA

Um logótipo mostrado com orgulho

Um dos painéis explicativos do modelo ALBA

2 R  Museu Duas Rodas

Velódromo Nacional - Sangalhos

Aproveitando o espaço de circulação e acesso às bancadas do Velódromo Nacional, o município de Anadia instalou um museu dedicado às Duas Rodas, em especial bicicletas e motorizadas.

Sangalhos, freguesia com muitas e boas tradições no ciclismo, tem agora mais um motivo de visita. A exposição, muito bem concebida, com uma linguagem moderna e atraente, apresenta bicicletas, algumas icónicas, como são os casos das bicicletas usadas por corredores da região para vencerem Voltas a Portugal ou Campeonatos Nacionais, até bicicletas perfeitamente comuns, algumas delas expostas tal e qual foram encontradas, ou seja, com ferrugem, sem pneus ou outros elementos.

As motorizadas complementam a exposição. Muitas das marcas e modelos que fizeram parte da riqueza da região, estão expostas. É possível encontrar um SIS Sachs V5, uma Famel XF 17 ou o último exemplar Casal produzido na fábrica de Aveiro.

Está também exposto um fato e um capacete do Miguel Oliveira, piloto que dá cartas no Mundial de MotoGP.


O Museu está instalado no CAR, aproveitando a galeria  de acesso às bancadas

De quem será o nome a acrescentar em 2021 com vencedor da Volta a Portugal em Bicicleta?

A Bicicleta e a Camisola de Campeão Nacional do Nelson Oliveira, natural de Vilarinho do Bairro, outra das freguesias de Anadia

Fato e capacete do Miguel Oliveira, o primeiro português a ganhar provas no Mundial de Velocidade - Moto3, Moto 2 e MotoGP

A última Casal construída na Fábrica de Aveiro

Estação

Antiga estação de Aveiro

Depois de muitos anos ao abandono, depois da construção da moderna estação de comboios de Aveiro, o edifício da antiga estação foi recuperado e reconvertido para outros fins.

Exteriormente tudo parece igual, melhor, o edifício está de "cara lavada", pintado num imaculado branco, de onde sobressaem os lindíssimos painéis de azulejo, em tons de azul. . 

O interior, esse sim foi totalmente transformado. No piso que antes dava acesso à plataforma está uma loja que promove os produtos de Aveiro e da região, como é o caso do Sal, dos Licores e dos Ovos Moles de Aveiro, para além dos vinhos e espumantes da Bairrada.

No piso superior, de momento, está uma exposição temporária sobre a história e os projetos de requalificação da Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

Aspeto exterior da Estação


Exemplos dos produtos em exposição

Um dos painéis da exposição temporária sobre a Avenida Dr. Lourenço Peixinho, sua história e requalificação

O Largo da Estação visto do primeiro andar da Estação

Comentários