Porque hoje é ...

Porque hoje é o Dia Europeu da Estatística, que é uma das ferramentas que a Geografia utiliza, para entender o Mundo, assinalo-o aqui. 
No sítio do INE - Instituto Nacional de Estatística, a propósito deste dia, pode-se ler: "
A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou, em 2010, o dia 20 de outubro como o Dia Mundial da Estatística. Celebrado pela 1ª vez nesse ano, passou a ser assinalado a cada 5 anos.
A comunidade estatística europeia celebra o Dia Europeu da Estatística anualmente, nos anos intercalares ao Dia Mundial da Estatística, numa iniciativa do Comité Consultivo Europeu da Estatística, com o apoio do Sistema Estatístico Europeu, do Sistema Europeu de Bancos Centrais e da Federação Europeia das Sociedades Nacionais de Estatística."

Para assinalar este Dia, a PORDATA,  a excelente Base de Dados desenvolvida pela Fundação Manuel Francisco dos Santos, publicou o Retrato de Portugal na Europa, que pode ser acedido ou descarregado aqui e que reúne dados estatísticos dos 28 países (ainda) da União Europeia.

É certo que as estatísticas valem o que valem, pois não nos podemos esquecer do que dizemos muitas vezes: "Se eu comer dois bifes e tu não comeres nenhum, em média, cada um de nós, comeu um bife". mas são importantes para sustentar, com argumentos, determinadas opiniões ou decisões ...

Comentários