Caminhada ...

Porque o exercício físico faz parte do meu dia a dia e porque hoje passei bastantes horas sentado, quer a conduzir, quer em reuniões e outras tarefas do meu trabalho, ao final da tarde, quando o sol já se começava a por, fui fazer uma caminhada, aqui mas imediações de casa. Saí pela Rua Actos Alfredo Ferreira da Silva, percorri toda a Avenida Comendador Álvaro Figueiredo até ao entroncamento com a Rua Dr. José Alexandre Oliveira, retrocedi pela Avenida e depois subi pela Rua da Abelheira e Rua António Silva Novo até regressar a casa.

Porque é que descrevo este meu trajeto?

Por várias razões ... Enquanto caminhava ia pensando "com os meus botões" ... Durante alguns anos, antes de 2018, o poder político local falava muito em ciclovias para facilitar a mobilidade dos oliveirenses ... Bom, a topografia da cidade não é a mais amigável para o uso da bicicleta. Sempre se pode dizer que há as elétricas ... pois ... mas bicicleta que é bicicleta, tem uns pedais e uma corrente e é com a força das pernas (ou dos braços) que se desloca ... Por isso, a solução é mais fácil é andar a pé! Mesmo com as constantes subidas e descidas, é muito agradável andar a pé! 

Mas para isso era bom que se criassem as condições para que o andar, melhor, circular, a pé se faça com segurança. Estou a falar em passeios ... muitas das ruas da cidade, de ruas tem muito pouco ... muitas vezes, são antigos caminhos que forma sendo alargados ao sabor do tempo e foram asfaltados ... hoje, os carros, principalmente esses, circulam por aí com todos os inconvenientes que a falta dessa infraestrutura básica, os ditos passeios, tem na segurança de todos ...

Porque falo disto aqui e agora. Simples, muito simples. Recentemente a rua Actor Alfredo Ferreira da Silva foi interditada, para trânsito de veículos no sentido ascendente. Como foi construída a ligação entre a chamada rotunda do Carpan e as proximidades da subestação elétrica, por motivos de segurança foi tomada essa opção. Estou de acordo com ela, apesar de ter de andar mais algumas centenas de metros para chegar a casa,isto se andar de carro ...Agora, para que tudo fique melhor, é preciso construir passeios, para quem quiser andar a pé o possa fazer com toda a segurança. É esse também o caso das Ruas da Abelheira e António Silva Novo ou a António Luís Gomes (filho), que pela sua largura, merecem passeios, mesmo que para isso se tenham de tornar em ruas de sentido único ...

Aparentemente é para continuar o passeio ... será?
[que responda quem tem poder para isso ...]


Não entendo ... acabou-se a tinta? Foi hora de "despegar" do trabalho? Ou haverá uma razão que a própria razão desconhece?
[que responda quem tem autoridade para isso]

Comentários