O centenário no Porto

Também no Porto se celebram os 100 Anos de Vida Literária de Ferreira de Castro. Numa organização da Fundação Engenheiro António de Almeida, com a colaboração da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro e da Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis, entre ontem e o próximo dia 21 é possível ver a Exposição Bibliográfica e Documental e assistir a uma das várias conferências previstas.

Ontem, para além da inauguração da exposição, o Professor Pedro Calheiros proferiu  a conferência "Ferreira de Castro - do crepúsculo naturalista ao entardecer neorrealista. Atualidade da sua obra e vida cívica exemplar". 

A sessão foi aberta por alunos da Escola Básica e Secundária de Ferreira d eCastro, que leram excertos de obras do escritor, tocaram viola e dançaram ...




No átrio do auditório está a exposição Bibliográfica e Documental que ilustra a vida e obra do Escritor. Peças e documentos cedidos pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, pela Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis e por particulares (livreiros e alfarrabistas do Porto).

O primeiro momento do programa foi protagonizado pela Diretora do Agrupamento de Escolas, Ilda Ferreira, que fez uma breve referência às celebrações do patrono da Escola e Agrupamento.


Numa primeira parte a cargo dos alunos da Escola Básica e Secundária de Ferreira de Castro, a obra do autor foi celebrada com leituras, música e dança. 

O Professor Pedro Calheiros, um reputado estudioso do autor nascido em Ossela, foi o priomeiro dos seis conferencistas previstos no progama deste evento.

A interessante exposição está coadjuvada por um interessante catálogo, com muita e excelente informação sobre o Escritor e a sua Vida e Obra.

Comentários