Serra da Freita

No passado dia 5, tive a oportunidade, no âmbito do Encontro Interconcelhio de Bibliotecas Escolares, de fazer uma visita de estudo à Serra da Freita, guiada pela amiga e profunda conhecedora do território, Daniela Rocha.




A primeira paragem foi feita no Geossítio do Detrelo da Malhada, junto ao Parque Eólico da Freita. Um miradouro com uma vista fantástica para o Vale de Arouca e o norte do Concelho. 

A segunda paragem, foi num dos locais mais emblemáticos do Geoparque, a Frecha da Mizarela, a maior quede de água de Portugal Continental ... em breve poderá haver novidades para este geossítio.



A terceira paragem foi numa infraestrutura com pouco mais de um ano de atividade. O Radar Meteorológico da Freita, propriedade do IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera que, com os mais de 60 metros de altura, constitui um excelente ponto de observação da paisagem, que pode ser lida a 360.º ...



A quarta paragem foi em mais um dos geossítios emblemáticos do Geoparque. As Pedras Parideiras. Visita muito interessante para todos os que puderam a apreciar o filme 3D e a explicação dobre o rarríssimo fenómeno das pedras que parem pedras ...

A quinta e última paragem foi no Campo de Dobras da Castanheira. In loco é possível ver o resultado das forças compressivas que afetaram, no passado, a região.

Comentários