O Centro de Carregosa

Carregosa, uma das vilas do Concelho de Oliveira de Azeméis, situada a nordeste da cidade, sede do Concelho, tem um centro muito bem tratado.

Aquilo que na Geografia, se ensina e estuda, como o CBD, a Área Central de Negócios, está presente em Carregosa, no seu Centro Cívico, com áreas e serviços destinados ao usofruto da população.

Na Praça Comendador, a presença, refrescante, da água num conjunto que serve para relembrar uma visita régia ...
... D. Manuel II, quase, quase a terminar o seu reinado em 1910, esteve de visita a Carregosa para visitar o seu Padrinho o Bispo Conde de Coimbra, D. Manuel Correia de Pina.
O parque infantil do Parque Comendador ... espaço de brincadeiar para os mais novos.
No edifício muitifunções, onde funciona a Junta de Freguesia de Carregosa, um curioso palco que se abre para a Praça. Uma excelente ideia ...
Nas proximidades, melhor, fazendo parte da Área Central de Negócios, uma das instituições centrais da freguesia: o Centro Social, Cultural e Recreativo de Carregosa.
Para uma boa informação, a placa que informa do nome do Parque Comendador, em referÊncia a uma das figuras mais importantes de atualidade carregosense.
Porque o Concelho é o de Oliveira de Azeméis, na Praça Comendador e não só, há vários exemplares de Oliveiras, que ainda jovens, dão um significado muito próprio ao espaço.
Em tamanho real, uma estátua, em bronze, ao patrono da Praça Comendador, o empresário industrial e não só, nascido na freguesia, Fernando Pinho Teixeira.
Um dos serviços que s epodem obter nesta área centra: A informação turística e o acesso à leitura. Gosto!

O brazão da freguesia, num espaço onde pontificam alguns lugares para descanso e uma árvore, que, quando for mais velha, vai dar excelentes sombras ...



Em dia de chegada dos ciclistas que participaram no 5.º Troféu Concelhio de Oliveira de Azeméis, prova pontuável para a Taça de Portugal da modalidade, um outro desporto. Neste caso a Dança, através do estilo Zumba, que aproveitou o espaço da Praça Comendador, para uma aula ...

Comentários