Uma quarta-feira diferente ...

O dia de hoje, foi um dia diferente. Como a Lila esteve de folga, meti um dia de férias e fomos até à Praia. De manhã na Torreira, da parte de tarde na Praia dos Marretas. Pena é o tempo não ter "colaborado ..."

Uma das primeiras coisas que fizemos foi o café. Foi num bar de praia. Por acaso não muito agradável. Não pelo café, não pelo atendimento, mas sim pelo ambiente ... muitos espanta-espíritos, digo mais, demasiados espanta-espíritos e uma cacofonia pouco tragável ..


Uma varanda, duas bandeiras. Vi outras situações ... neste caso, por quem torcerão no póximo domingo?

 Na ria, três bateiras, perfeitamente alinhadas. Como é que o terão conseguido?

A capela de S. Paio, Festa maior da Torreira no início de setembro ...  é um caso muito curioso. Uma simples romaria, que vem de tempos imemoriais e que atrai multidões, sobretudo jovens, muitos jovens ... será pela tradição da bebida?

Depois de uma volta a pé pela Vila, da Praia descida até à Ria, caminhada pela marginal da Ria e subida em direção à Praia, com o fecho pela marginal da Praia, a continuação da caminhada, agora pelo areal em direção a norte.

Uma curiosa forma de empurrar o barco da Arte de Xávega para o mar. A outra extremidade desta vara, estava na pá do trator que um pouco mais tarde empurrou o barco em direção ao mar.

A segurança dos veraneantes está assegurada pelos Nadadores Salvadores do Instituto de Socorros a Náufragos, este ano apoiados por uma pickup da marca Wolksvagen.

Ao longe, uma utente da praia. Nesse momento o Sol brilhava, daí o tom bronzeado da banhista ...

Tudo o que é pequenino tem graça. Neste caso a canita. Segundo informação dada pela dona, tem cerca de um mês ... cuidado se não ainda lhe põem a  mão ...

Um nome mítico, que faz parte das minhas memórias. Conta a minha família que no início dos anos 60, quando vivemos na Torreira, eu queixava-me de fome. Uma fome muito especial. Dos chocolates do Ramboia, que os colegas do meu pai me ofereciam ...

Já na Praia dos Marretas (ou do Marreta, não sei bem) o descanso da Guerreira...
A minha leitura de hoje. O Autosport. Penso que não comprei o número 1, mas a partir do número 2 e durante muitos anos, era um jornal de compra semanal ... hoje comprei-o por um motivo muito especial. No próximo fim de semana disputa-se o Circuito de Vila Real, circuito que tive o prazer de assistir em 1988, quando aí trabalhei. Aquela curva à saída da ponte!

Enquanto uns escolhiam o peixe acabado de pescar, um deles preparava as redes para um novo lanço de pesca. É assim o dia a dia de quem se dedica à pesca costeira com a Arte de Xávega.

Já não interessa para os pescadores, as gaivotas ainda não lhe podem tocar. Então é de aproveitar! Uma petinga e uns jaquinzinhos, vão dar uma bela refeição ...

O acesso à Praia dos Marretas, Lá ao fundo, sobre o lado esquerdo, uma autocaravana curiosa. Montada sobre um 4 X 4. Do lado direito uma Pão de Forma. Desabafo da Lila quando ela se cruzou connosco "E eu que pensava que pertencia a uns jovens e afinal é um velho!"

Comentários