O meu avô paterno ...

O meu avô paterno, chamou-se António Alves Rosa. Muita gente o conhecia como o Ti António ferreiro, pois foi essa a sua profissão de uma vida.

Não tenho grandes memórias dele, pois quando faleceu, em 1967, eu ainda não tinha seis anos de idade ...

Mas lembro-me das histórias que o meu Pai me contava sobre ele. Por exemplo a história do seu regresso dos campos de batalha da Primeira Guerra Mundial, que faz este ano, cem anos que começou ...

Contou-me o meu Pai que, uma vez desmobilizado da frente, o meu avô António escreveu à família a contar a boa nova. Acontece é que a carta, onde ele contava que ia regressar a casa chegou depois de ele já estar na Escravilheira ...

O meu avô, foi ferreiro, dizem (diziam) que era exímio na arte de malhar o ferro quente ... recentemente, o bisneto e meu primo em segundo grau,  Jorge Rosa, encontrou, meio comido pelos ratos, um livro onde ele assentava o trabalho que ia fazendo e o respetivo devedor ... tenho esse material digitalizado, qualquer dia vou publicar algumas das páginas ...

Duas das páginas do livro ..

Porquê esta entrada sobre o meu avô? Simples: hoje tive que ir ao cemitério de Oliveira de Azeméis, em romagem à campa onde estão sepultados familiares meus e chamou-me a atenção a lápide do meu avô: Nasceu a 18-1-1893 ... ou seja, nasceu à 121 anos ...

Comentários