Centésimo quinquagésimo segundo aniversário do nascimento de Bento Carqueja

Caricatura feita pelo Professor Luís Veloso para assinalar os 150 anos do nascimento de Bento Carqueja
Faz hoje 152 anos que nasceu aquele que pessoalmente considero ser o maior Oliveirense de todos os tempos. Bento de Souza Carqueja.



Bento de Souza Carqueja nasceu na Rua Direita de Oliveira de Azeméis, filho de Maria Amélia Soares de Pinho de Souza Carqueja e de Bento de Souza Carqueja, um conceituado comerciante, vereador da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e juiz de direito substituto.

Bento Carqueja frequentou o ensino primário na Escola Conde Ferreira, estabelecimento localizado onde hoje existe o Palácio da Justiça de Oliveira de Azeméis. Terminada a instrução primária, mudou-se para a cidade do Porto realizou os seus estudos secundários, custeados por Manuel de Sousa Carqueja irmão de seu pai e seu padrinho.

Foi ele o responsável maior por muitas das obras e instituições feitas ou surgidas em Oliveira de Azeméis no final do século XIX e princípio do século XX, entre as quais há a destacar: a primeira rede de abastecimento de água à Vila, a iluminação pública de Oliveira de Azeméis, a construção da linha de caminho-de-ferro do Vale do Vouga, a construção do Hospital de Oliveira de Azeméis, a fundação da Associação dos Bombeiros, a criação da Santa Casa da Misericórdia, a fundação da Escola Técnica de Artes e Ofícios O Comércio do Porto, o restauro da Igreja Matriz e a construção do Parque de La-Salette. Também se lhe deve a publicação dos Annaes do Município de Oliveira de Azeméis, uma obra fundamental para o conhecimento da história e das personalidades ligadas ao concelho.


Esteve também ligado à fundação da Fábrica de Papel do Caima e a diversos outros investimentos que se revelariam estruturantes para a região, tendo para isso captado financiamentos vários, em particular os que foram suportados pelo Conde de Santiago de Lobão e pelo conselheiro Boaventura Rodrigues de Sousa.

No ano de 2010, a Autarquia e as Escolas EB 2,3 Bento Carqueja e Secundária Soares Basto renderam-lhe justa homenagem através de um conjunto de atividades que realçaram o Homem e a sua Obra.

Principalmente na Escola Secundária Soares Basto, cujo patrono foi quem financiou a construção de duas escolas no Concelho, obras de Bento Carqueja, a homenagem foi feita pela Biblioteca Escolar, onde, nesse ano eu fazia parte da equipa.

Comentários