Esculturas na cidade ...

Oliveira de Azeméis possui no seu espaço citadino algumas esculturas que ajudam a embelezar os espaços, sejam rotundas ou praças.

Aqui ficam algumas imagens, já com mais de um ano ...

Perto das antigas instalações do Centro Vidreiro do Norte de Portugal, a última fábrica de vidro, na terra que viu nascer esta indústria por mandado do Marquês de Pombal, a homenagem aos homens do vidro.
E do vidro nasce a indústria dos moldes para os plátsicos. Numa rotunda à entrada da Zona Industrial de Oliveira de azeméis (que por acaso se situa na freguesia de Santiago de Riba-Ul) a homenagem aos homens que trabalham o metal.
Escultura evocativa dos "Emigrantes" obra maior do escritor Oliveirense, nascido na freguesia de Ossela, José Maria Ferreira de Castro.
Busto da maior figura de Oliveira de Azeméis na sua história recente (desde os finais do século XIX) Bento de Sousa Carqueja. Professor, Jornalista, Grande defensor do progresso de Oliveira de Azeméis e do seu concelho.

"O Menino da Pilinha"
Esta estátua é mesmo uma saudade. Ladrões, a coberto da noite, roubaram-na do seu pedestal na Praça José da Costa
Na parede norte do Palácio da Justiça, a Justiça ...
Na Praça José da Costa, a homenagem ao Soldado Desconhecido

A representação das dezanove freguesias do Concelho na interpretação do escultor Oliveirense, natural da Vila de Cucujães, Paulo Neves.
O último Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins disputado em Portugal (2003), foi aqui em Oliveira de Azeméis.
A perpetuar essa realização, foi implantada esta escultura que tem, entre outras, a contribuição do Fernando Veloso, pintor e professor no Agrupamento de Escolas Soares Basto.



Uma das últimas esculturas surgidas na cidade.
A homenagem aos Soldados da Paz, na rotunda que inicia do lado sul a Avenida D. Maria II


Comentários