Um edifício de Oliveira de Azeméis no MoMA

Agência Bancária do Banco Pinto & Sotto Mayor, hoje Millenniun BCP

A imprensa desta semana deu conta duma compra efetuada pelo MoMA - Museum of Modern Art [Museu de Arte Moderna de Nova Iorque] de três obras do arquiteto Siza Vieira.

As obras adquiridas, constituídas por maquetas, desenhos e fotografias são os projetos do Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre no Brasil (1998-2008), a intervenção SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local) em São Victor, no Porto (1974-1977) e a agência do Banco Pinto & Sotto Mayor, em Oliveira de Azeméis (1971-1974).

A partir de agora, Oliveira de Azeméis, vai passar a ficar nos roteiros dos amantes da Arquitetura que visitarem o museu nova iorquino. 

Mas a cidade de Oliveira de Azeméis não possui só esta obra do Arquiteto. Muito próximo da agência bancária, está o Edifício Ferreira de Castro, que foi uma intervenção feita, segundo o desenho do arquiteto, no edifício do antigo colégio de Oliveira de Azeméis, que posteriormente foi o Liceu Nacional Ferreira de Castro, onde muitos jovens do concelho e dos concelhos vizinhos, nos anos 70 e 80 do século passado, fizeram, como eu, os seus estudos secundários.

Comentários