A semana que hoje se inicia é uma semana cheia de Dias ...
Dia 21 de março
O terceiro domingo do mês de março é marcado por duas celebrações:
O Dia Mundial da Poesia "A data foi criada na 30ª Conferência Geral da UNESCO em 16 de novembro de 1999.
O Dia Mundial da Poesia comemora a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, da criatividade e da inovação. A data visa a importância da reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa. Isso porque a poesia contribui para a diversidade criativa, inferindo na nossa perceção e compreensão do mundo."
Para o celebrar, nada melhor que o soneto "Ser Poeta" de Florbela Espanca, a poeta, nascida a 8 de dezembro de 1894 em Vila Viçosa e falecida a 8 de dezembro de 1930, em Matosinhos, de homenagem aos Poetas e à Poesia.
e
O Dia Mundial da Árvore "O objetivo da comemoração do Dia Mundial da Árvore é sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria qualidade de vida dos cidadãos. Estima-se que 1000 árvores adultas absorvem cerca de 6000 kg de CO2 (dióxido de carbono).
30% da superfície terrestre está coberta por florestas, onde se realiza a fotossíntese - produção de oxigénio a partir de dióxido de carbono. As florestas são apelidadas dos "pulmões do mundo", não apenas pela sua função de manutenção e renovação dos ecossistemas, como também pela sua importância em áreas estratégicas como a economia e a produção de bens e alimentos."
Para assinalar este dia, fui ao Baú das Recordações (obrigado Amiga e Colega Eva Figueiredo) buscar uma apresentação que fiz em 2009, para assinar o centenário do Parque de La-Salette que dispõe de uma muito interessante coleção de árvores do todo o Mundo.
O Parque de La-Salette, cujo início da construção, remonta a abril de 1909, foi um projeto do Jardineiro do Porto, Jerónimo Monteiro da Costa, é um dos Parques Urbanos mais emblemáticos de toda a região.
[informação, em itálico, retirada do sítio Calendarr]
Dia Mundial da Poesia
Ser Poeta
Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Aquém e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!
Florbela Espanca
Dia Mundial da Árvore
A gestão dos recursos de água tem impacto em vários setores, nomeadamente na saúde, produção de alimentos, energia, abastecimento doméstico e sanitário, indústria e sustentabilidade ambiental.
As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível e colocam em risco os ecossistemas que asseguram a qualidade da água.
Origem da data
A comemoração surgiu no âmbito da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Ambiente que decorreu na cidade brasileira do Rio de Janeiro, em 1992.
Os países foram convidados a celebrar o Dia Mundial da Água e a implementar medidas com vista à poupança deste recurso, promovendo a sua sustentabilidade."
![]() |
Autores portugueses a escrever sobre temas de Portugal (História) |
Para terminar uma semana "cheia de dias", o assinalar o Dia do Livro Português: "A data foi criada pela Sociedade Portuguesa de Autores com o intuito de destacar a importância do livro, do saber e da língua portuguesa em todo o mundo.
Foi escolhido o dia 26 de março para esta celebração pois foi neste dia, em 1487, que se imprimiu o primeiro livro em Portugal: o “Pentateuco”, em hebraico. Ele saiu das oficinas do judeu Samuel Gacon, na Vila-a-Dentro, em Faro.
Já o primeiro livro escrito em português foi impresso no Porto, dez anos depois, em 4 de janeiro de 1497. Produzido pelo primeiro impressor luso, Rodrigo Álvares, o livro tinha o título de “Constituições que fez o Senhor Dom Diogo de Sousa, Bispo do Porto”."
[informação, em itálico, retirada do sítio Calendarr]
Comentários