Um excelente início de férias …



A primeira semana das férias 2017 foi diferente … Foi tempo de voar até Voorburg, uma cidadezinha perto de Haia na Holanda. Oito dias fantásticos, vividos junto do João e da Karina, por nós os três, Eu, a Lila e o pequeno Samuel
Sim o Samuel também foi e para ele, como ele próprio disse várias vezes, foi uma aventura! Foi batismo de voo, foi diversão sem fim nos muitos parques que por lá existem, foram muitas viagens de metro e de comboio, foram muitos quilómetros a pé …
Nesta primeira entrada sobre esta semana fantástica, duas ou três coisas que eu sabia sobre a Holanda, mas que confirmei in loco:

Voorburg, nos arredores de Haia e perto de Roterdão e Amesterdão

Pormenor do mapa de Voorburg


- Bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas, bicicletas e mais bicicletas … de todas as formas e feitios … Bicicletas de desporto, bicicletas de turismo e sobretudo bicicletas utilitárias! Aos milhares!
Impressionantes alguns parques de estacionamento! Retenho sobretudo os vistos em Roterdão e Amesterdão! Mas por todo o lado, onde há uma paragem de metro ou comboio, lá está o respetivo parque de estacionamento.


Estacionamento de bicicletas junto à estação de metro e comboio nas proximidades do Markthal Rotterdam (Rotrdão)


Estacionamento de bicicletas junto à Estação Central de Amesterdão
Depois, a prioridade que é dada às bicicletas! Elas estão por todo o lado … por todo o lado há ciclovias, para elas e para os ciclomotores! Das verdadeiras e não daquelas que não vão dar a lado nenhum …



- Água, muita água … Eles são canais e canaizinhos … água não falta para ajudar na circulação, pois muitos deles são navegáveis ou então para ancorar as casas …



Os canais são uma constante, assim como as pontes que levantam para dar passagem a esses mesmos barcos ...
 


- Verde, muito verde … Consequência do Clima do país, um Temperado Marítimo, o verde é a cor predominante da paisagem … são campos, muitos campos e árvores, milhares delas, nas zonas rurais mas sobretudo nas cidades … o espaço urbanizado está em perfeito equilíbrio com as árvores e os árbutos … Bom de ver …





Verde, muito verde ...

Comentários