F40 (1989)
O Ferrari F40 é um coupé desportivo
de duas portas, de tração traseira e motor central-traseiro, projetado com
conceitos aerodinâmicos utilizados em carros de competição. Porém, seu foco de
vendas era estritamente comercial, não sendo planeado para corridas. Foi o sucessor
do modelo 288 GTO e é considerada o avô do modelo Ferrari Enzo (modelo que foi
batizado com o nome do fundador da empresa), e o último carro feito com a
supervisão pessoal de Enzo Ferrari, falecido no ano de 1988. Foi apresentada
em 21 de julho de 1987, fabricado para comemorar o quadragésimo
aniversário da marca italiana Ferrari. Naquele tempo, foi o carro
mais rápido do mundo a ser produzido em série, chegando à 324 km/h, uma marca
impressionante para a época.
O seu design foi
desenvolvido pelo estúdio Pininfarina, e tinha a ideia de dar ao carro maior
velocidade, sem perder estabilidade. As suas curvas criam menos resistência com
o ar e o spoiler dianteiro, assim como o aileron traseiro, contribuem para que
o carro possua muita aderência ao solo. O aileron traseiro ainda possui a
função de proteger a tampa traseira, feita de Perspex (um material plástico
transparente mais resistente que o vidro que foi utilizado em todas as janelas do
carro) da força da pressão.
A sua produção efetiva
iniciou-se em 1988, terminando de ser fabricada em 1991, sendo
produzidas 1.311 unidades.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrari_F40
Comentários