Dois em Um

Pois é. A expressão Dois em Um aplica-se perfeitamente ao evento que decorreu esta noite nas instalações da Garagem Justino, aqui na cidade.

A Garagem Justino já não existe enquanto empresa do ramo automóvel. Durante muitos anos foi a concessionária do Grupo General Motors (leia-se, essencialmente, Opel) aqui em Oliveira de Azeméis e região envolvente. Mas como tudo na vida, há um fim e a empresa chegou ao fim ... as instalações que se situam na Avenida António José de Almeida, bem perto do Cine-Teatro Caracas estavam (estão) sem utilização.

Na Câmara Municipal surgiu a ideia, que hoje foi concretizada, de usar o espaço para um evento cultural. Não foi um, mas sim dois. Por isso o título desta entrada - Dois em Um.

Explico:

Catálogo da Exposição com algumas das obras expostas
A autarquia possui um espólio de obras de arte, Pintura, Escultura, Fotografia, entre outras formas de expressão. Essas obras de arte estão registadas e dispostas em vários locais e serviços. Hoje foi inaugurada a Exposição, que vai estar patente até ao próximo dia 28, de uma parte desse espólio. "Espólio Artístico Municipal" é o título da exposição, que tem como mote Uma exposição improvável num espaço improvável. A exposição foi inaugurada cerca das 21:30, com a presença de autarcas, artistas, dirigentes associativos, funcionários da autarquia e bastante público, para um evento desta natureza ...

Na abertura da Exposição a presença (da esquerda para a direita de Ricardo Freitas e Carlos Mota, funcionários da Autarquia, Isidro Figueiredo, Presidente da Câmara, Gracinda Leal, Vereadora da Cultura, António Grifo, Presidente da FAMOA, Pedro Marques, Vereador do Turismo e Juventude e José Santos, Artista (e presidente da Junta de Freguesia de Ossela)
"Tributo a Ferreira de Castro", da Pintora Gina Marrinhas, que se encontra em exposição permanente na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, onde foi descerrado no dia 7 de janeiro de 2016 no início da celebração dos 100 Anos de Vida Literária do escritor, é um dos muitos quadros expostos
Depois da inauguração da exposição, foi tempo de Concerto. Trompete e Guitarra, Gileno Santana e Edu Miranda, respetivamente, deram corpo ao Concerto de Abertura do XII Festival Internacional de Instrumentos de Sopro, "Terras de La-Salette" que vai decorrer na cidade até ao dia 13, dia em que haverá o Concerto dos Laureados.

O espaço da sala preparado para a assistência

Interpretação d eum dos temas pelo Edu e Gileno

Guardando o Concerto para a posteridade ...

Comentários