Comemorar Abril em Vale de Cambra




A convite do Agrupamento de Escolas de Búzio, na pessoa do seu Diretor, o meu dia de hoje foi passado em Vale de Cambra, a celebrar o 43.º aniversário da Revolução de Abril.

As comemorações no Concelho foram organizadas pela Assembleia Municipal em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Búzio.

De manhã, pelas 9 horas, no Museu Municipal, depois de uma sessão breve, em que falaram a Vereadora da Cultura, Daniela Silva e o Técnico responsável pelo Museu Municipal Alexandre, foi feita uma visita à Exposição de Arqueologia, que serviu de mote ao que se seguiu …

E o que se seguiu foi no auditório do Centro Cultural de Macieira de Cambra, bem perto do Museu Municipal, uma sessão que contou com animação musical a abrir e a encerrar, umas palavras do Presidente da Assembleia Municipal, Rui Leite, uma palestra sobre Património a cargo do arqueólogo e professor Pedro Sobral, apresentação de um vídeo, realizado pelo Nuno Relvas, sobre o património arqueológico do concelho e a atuação de um grupo de Alunos da EBS de Búzio.

De tarde, a partir das 14:30, nos Paços do Concelho mais atividades … no início, no exterior com um momento musical e mais uma dramatização a evocar o 25 de Abril e a Liberdade e depois, já no espaço da Assembleia Municipal, a sessão solene, com a entrega dos prémios aos alunos concorrentes a ColetivARTE 2017, uma exposição de arte que envolveu crianças e jovens do Agrupamento. Há uma curiosidade a assinalar, o dinheiro dos prémios foi convertido em livros que a Assembleia Municipal doou às Bibliotecas Escolares do Agrupamento.

Para além desse momento, as intervenções do Rui Leite, Presidente da Assembleia Municipal, Pedro Martins, Diretor do Agrupamento de Escolas e José Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal.

Na apresentação das atividades, quer de manhã, quer de tarde, estiveram duas pequeninas, mas GRANDES apresentadoras, A Rita e a Maria. Sou, definitivamente, fã do seu trabalho ...

Centro Cultural de Macieira de Cambra, espaço onde decorreu a maior parte das atividades da manhã

Os instrumentos do ofício de Arqueólogo ...


A paisagem vista a partir das imediações do Centro Cultural de Macieira de Cambra

Excelente vídeo sobre Arqueologia em Terras de Cambra realizado pelo Nuno Relvas

O almoço foi nas Instalações da Escola Básica e Secundária de Búzio

Para além da música com um trio com Viola, Gaite de Foles / Flauta e Percussão, houve também tempo e espaço para um malabarista com massas e bolas ...

Poesia e Canções pela voz de Alunos e Professoras da EBS de Búzio ...

Os prémios da ColetivARET 2017 foram transformados em livros para as Bibliotecas Escolares do Agrupamento
Alguns dos trabalhos concorrentes à ColetivARET 2017 expostos nos Paços do Concelho

Comentários