Semana da Leitura 2017

Está quase a acabar a Semana da Leitura 2017, iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura a que os Agrupamentos de Escolas associados ao Centro de Formação aderiram.

Se no Agrupamento de Escolas de Búzio, a Semana da Leitura já aconteceu noutro momento, nos outros Agrupamentos, com exceção do de Loureiro, que está sem professor bibliotecário, o evento aconteceu ao longo da semana que hoje termina, com uma pequena nuance. Em Arouca, só terça-feira, dia 4 de abril e último dia de aulas é que a atividade termina.

Eu, enquanto Diretor do CFAE AVCOA, tive o privilégio de ser um convidado de alguns dos Agrupamentos ... Arouca, Dr. Ferreira da Silva, Fajões e Soares Basto. Já aqui tinha dado nota da minha participação numa atividade do AE de Búzio, inserida na sua Semana da Leitura.

As fotografias que ilustram esta entrda, são demonstrativas das várias atividades em que participei ...











Terça-Feira, dia 28, 20:30 - Auditório da Escola Básica de Carregosa. Festa da AJUDARIS, com um contador de histórias, Vitor Fernandes e a participação de alunos do Jardim de Infância e Escola Básica de Azegães e da Escola Básica (2,3) de Carregosa. Neste evento, esteva presente a Presidente da Associação impulsionadora do Projeto Histórias da Ajudaris, Rosa Vilas Boas.







Quarta-feira, dia 29, 14:45 - Sala Polivalente da Biblioteca Municipal Ferreira de Castro. Chá Literário. (Em)Bebendo Letras. Organização do SABE de Oliveira de Azeméis, com convidados dos Agrupamentos, Biblioteca Muncipal e Centro de Formação, que com os participantes partilharam o Prazer de Ler.








Quarta-feira, dia 29, 20:30 - Auditório da Escola Básica e Secundária de Fajões. Festa da AJUDARIS, com um contador de histórias, Vitor Fernandes e a participação de alunos do Jardim de Infância de Macieira de Sarnes e da Escola Básica e Secundária de Fajões. A Associação AJUDARIS esteve representada pelo Presidente da Assembleia Geral Manuel Pinto e pelo Assessor da Direção Marco Barreira.









Quinta-feira, dia 30, 10:00 - Escola Básica do Paço, Alvarenga, Arouca. Festa de lançamento das Histórias da Ajudaris 2016 (edição nacional). A Escola participou, a história foi escolhida e figura nas páginas 120 (texto) e 121 (ilustração) do volume II da obra - Poema ALIMENTAÇÃO, escrito pelos alunos dos terceiro e quarto anos de escolaridade. Para celebrar esse facto os Alunos autores e os outros da Escola e da Escola de Canelas, juntamente com alguns Idosos duma IPSS da freguesia, para além dos Profissionais das Escolas, da Professora Bibliotecária Marta Brandão, da Adjunta da Diretora do Agrupamento, Helena Rodrigues, Autarcas e Convidados, assistimos a um divertidíssimo espetáculo com o Hugo Costa, aliás o Palhaço Batatola, que com muita graça, magia e algum malabarismo, encantou pequenos e graúdos. Na parte final da sessão foi feita uma demonstração, pela Marta Brandão, de Realidade Aumentada a partir da leitura, pela aplicação Aurasma, de marcadores criados com base em ilustrações dos Pequenos, Grandes Autores.








Quinta-feira, dia 30, 17:00 - Biblioteca Escolar Madalena SottoEscola Básica e Secundária Soares Basto, II Festa das Letras. Tenpo de celebrar os Alunos que em 2015 /2016 e em 2016 / 2017 se salientaram em concursos promovidos quer pela Biblioteca Escolar, quer pela Associação de Pais e Encarregados de Educação, quer pela Associação do Prémio de Jornalismo Juvenil Bento Carqueja. Para além das distinções, houve tempo para pequenos números musicais e de humor, a cargo dos talents da Soares.





Sexta-feira, dia 31, 09:15 e 11:00 - Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, Convidado da Leitura. Na Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva estive com uma turma de 9.º ano, na Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo, o encontro foi com alunos do 7.º ano. Em ambas situações usei dois poemas, o conhecido Liberdade de Fernando Pessoa e um de autoria de uma colega, a Paula Sousa e que tinha sido lido no dia anterior na II Gala de Letras. Li esses poemas no início e final da leitura dos Direitos do Leitor, que Daniel Pennac, enumerou na sua obra Como um Romance.










Sexta-feira, dia 31, 13:00 - Agrupamento de Escolas de Fajões, Almoço Literário. Boa Comida, Boa Bebida, Bom Serviço e Boas Leituras, os quatro ingredientes usados no Almoço Literário que encerrou a Semana da Leitura no Agrupamento de Escolas de Fajões.

Comentários