Sob o signo de Ferreira de Castro




O ano que hoje se inicia vai ser, pelo menos em Oliveira de Azeméis, o ano de Ferreira de Castro.
Porquê? Pode-se perguntar.
A resposta é simples, muito simples. 2016 é o ano do centenário da publicação da primeira obra do autor nascido em Ossela. É certo que anos mais tarde, Ferreira de Castro, de alguma forma renegou esses primeiros escritos. Mas a verdade é que se obras como Emigrantes (1928) e A Selva (1930) o catapultaram para ser um dos maiores entre os maiores da Literatura em Português, foi toda a aprendizagem efetuada, nas obras publicadas entre 1916 e 1927, que o guindaram a tão alto patamar.
A primeira obra, Criminoso por Ambição, escrita em Belém, Pará, Brasil, foi vendida, porta a porta, em pequenos fascículos de 20 páginas.
No blogue dedicado a Ferreira de Castro, em que Ricardo António Alves escreve sobre o autor e em entrada publicada no dia 2 de junho de 2009, é apresentado o texto de divulgação da obra
Caros leitores
Amaveis leitoras
Por um preço excessivamente módico, impressão nítida e papel regular, temos a subida honra de apresentar-vos em fasciculos de 20 paginas o sensacional romance criminoso por ambição, trabalho do escriptor Ferreira de Castro.
Ferreira de Castro, Criminoso por Ambição, [Belém do Pará] Empreza Editora, 1916.”


O programa do centenário, em Oliveira de Azeméis, vai ser apresentado na próxima quinta-feira, dia 7 de janeiro, a partir das 18:30 na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro em Oliveira de Azeméis.

Comentários