Está aberto oficialmente ...

Ao final da tarde, pelas 18:30, na Biblioteca Municipal Ferreira de Castro, decorreu, oficialmente, a abertura dos 100 Anos da Vida Literária de Ferreira de Castro.

Numa cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Hermínio Loureiro, que esteve acompanhado na mesa da sessão pela Vereadora com o pelouro da Cultura, Gracinda Leal, pelo Verador com o pelouro da Educação Isidro Figueiredo, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Ossela, José Santos e pelo Presidente da Direção do Centro de Estudos Ferreira de Castro, Carlos Castro, a sessão contou com a presença de muitos convidados, que lotaram a Sala Polivalente da Biblioteca.

O Presidente da Direção do Centro de Estudos Ferreira de Castro a ler a placa que acompanha o quadro, com o retrato do escritor.

Descerrar do retrato do escritor pelos Presidentes Hermínio Loureiro e José Santos

O protocolo, esteve a cargo do Ricardo Freitas

Leitura do excerto do texto que Ferreira de Castro escreveu a relatar a sua partida par o Brasil. Saiu no dia 6 de janeiro de 1911 de Ossela, pernoitou em Oliveira de Azeméis, e daqui saiu, em direção a Leixões, no dia 7 de janeiro.

Como responsável pelo protocolo, foi chamando os diferentes intervenientes ...

Gracinda Leal, vereadora da Cultura, que apresentou, em traços gerais, o que já está previsto ser realizado ...

... Isidro Figueiredo, verador da Educação, que se referiu à importância do evento, para as Escolas do Concelho ....

... Carlso Castro, do CEFC, que fez a ponto entre o que foi feito em 1966 e o que se pretende fazer ...
... O Ptresidente da Junta de Freguesia de Ossela, José Santos, que várias vezes manifestou o seu regozijo, por ser autarca da terra natal do celebrado ...

... e finalmente, o Presidente Hermínio Loureiro, que desafiou a Comissão a apresentar-lje uma edição municipal de EMIGRANTES ...

O quadro que vai ficar a perpetuar este centenário, da autoria de Gina Marrinhas

Um marcor para lembrar ...

Comentários